sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Livro de Mãe D. Canô: O Sal é um Dom


Maria Bethania

O LIVRO
As tradicionais iguarias, que remetem tanto às origens africanas quanto às indígenas, poderão ser conferidas no livro O sal é um dom, de autoria de Mabel Velloso, terceira filha da matriarca. Primeira parceria entre a editora baiana Corrupio e a Nova Fronteira, a obra apresenta o retrato fiel de uma família que, em meio aos sabores repassados por gerações, sempre celebrou a alegria de estar reunida em casa. O lançamento, que terá degustação de alguns dos quitutes cujas receitas estão no livro, está marcado para o dia 30 de setembro, das 18h às 22h, no restaurante Amado, em Salvador. “Mais do que receitas, é um livro sobre vida”, declara Mabel Velloso, revelando que a obra conta o jeitinho como se faz comida em sua família. “É o nosso dia-a-dia, a nossa casa. As refeições aqui são tratadas como um momento importante, e prova disso é que, até hoje, minha mãe faz questão que todos se sentem ao redor da mesa”, explica. E conhecendo bem tudo isso, o caminho escolhido pela escritora não poderia ter sido outro; para contar um pouco da história dos Velloso, nada mais gostoso do que ter o paladar como fio condutor.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

BETHÂNIA DE SANTO AMARO VÍDEO REALIZADO POR NOEMIA HIME




Pretendo com este vídeo, abordar algumas passagens dessa "Grande Intérprete", uma pessoa simples e caridosa de Santo Amaro, mostrando sua cidade, fotos quando criança, e uma visão rápida de sua carreira, tão brilhante! Nós estamos de parabéns pela criatura tão humana que Deus nos deu.
Noemia Hime

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O QUE TINHA DE SER (VINICIUS DE MORAES) - Maria Bethania

Maria Bethânia cantando a música Comida, composta pelos Titãs

Maria Bethânia: Boas Festas (Natal 2008)



Boas Festas, música cantada e recantada de Assis Valente em todos os natais desde 1933, quando lançada na voz de Carlos Galhardo, ganha nova versão. Desta vez, na interpretação de Maria Bethânia, cuja faixa está presente no CD "Natal Bem Brasileiro", lançado em novembro de 2008 pela Biscoito Fino. Neste disco também participam Elba Ramalho, Flavio Venturini, Jane Duboc, Zezé Motta, Marcos Sacramento, Maria Alcina, Dominguinhos, Célia, Miúcha, Leila Pinheiro, Francis Hime, Olívia Hime e, em faixa bônus, o poeta Vinicius de Moraes, com acompanhamento ao violão de Toquinho. O CD traz outra composição de Assis Valente - Recadinho de Papai Noel, originalmente gravada em 1934 por Carmen Miranda - na voz de Wanderléa, que pode ser conferida neste link: http://www.youtube.com/watch?v=_X8kgv...

Assis Valente é um dos mais notáveis compositores brasileiros, tanto que "Boas Festas" também foi aproveitada em jingle publicitário interpretado por Luiz Melodia, que pode ser assistido neste link (http://br.youtube.com/watch?v=k_kdaC_bo ws). Favor preencher o espaço em branco do URL com underline.
Em março de 2008 completou 50 anos de sua morte, em 1958, por suicídio. Nasceu na Bahia e teve uma infância conturbada. Foi separado dos pais muito cedo. Trabalhou como farmacêutico, fez cursos de desenho no Liceu de Artes e Ofícios e profissionalizou-se como especialista em prótese dentária. Foi para o Rio de Janeiro em 1927, e empregou-se como protético. No início dos anos 30 começou a compor sambas. O primeiro, "Tem Francesa no Morro", tornou-se sucesso na voz de Araci Cortes em 1932.

Mais tarde conheceu Carmen Miranda e passou a compor sambas especialmente para ela, casos de "Good Bye, Boy" e "Etc". Carmen foi a maior intérprete e divulgadora dos sambas de Assis Valente. "Minha Embaixada Chegou", "Uva de Caminhão", "Camisa Listrada", "E o Mundo Não Se Acabou" e "Recenseamento" foram algumas composições de Assis eternizadas pela Pequena Notável. A música mais famosa do compositor, entretanto, foi rejeitada por ela . "Brasil Pandeiro" acabou gravada pelos Anjos do Inferno em 1940, com grande êxito e regravada pelo grupo Novos Baianos mais de 30 anos depois, de novo com sucesso.

Outros grupos vocais também popularizaram sambas do compositor, como o Bando da Lua, que gravou "Maria Boa" em 1936 ou o Quatro Ases e Um Coringa, que gravou "Boneca de Pano" em 1950. A vida pessoal de Assis Valente foi tumultuada. Em 1941 tentou o suicídio pela primeira vez, atirando-se do alto do Corcovado. Acabou resgatado pelos bombeiros, e depois de recuperado compôs "Fez Bobagem", canção marcante interpretada com grande sucesso por Aracy de Almeida. Mas sua carreira bem-sucedida como compositor não foi suficiente para mantê-lo vivo, e, depois de tentar cortar os pulsos, conseguiu matar-se ingerindo guaraná com formicida, em 1958.

Muitos artistas regravaram a obra de Assis Valente, como Nara Leão, Maria Bethânia, Chico Buarque, Wanderléa, Célia, Gal Costa e Adriana Calcanhoto, entre outros. Na década de 90 o musical "O Samba Valente de Assis", sobre a trajetória do compositor, foi encenado no Rio de Janeiro. A música "Brasil Pandeiro" voltou a ser extremamente popular em 1994, graças a uma campanha publicitária relacionada à Copa do Mundo.

Confirma a letra de Boas Festas:

Anoiteceu, o Sino Gemeu
A Gente Ficou Feliz a Rezar
Papai Noel Vê Se Você Tem
A Felicidade Pra Você Me Dar

Eu Pensei Que Todo Mundo
Fosse Filho De Papai Noel
Bem Assim Felicidade
Eu Pensei Que Fosse Uma
Brincadeira De Papel

Já Faz Tempo Que Pedi
Mas o Meu Papai Noel Não Vem
Com Certeza Já Morreu
Ou Então Felicidade
É Brinquedo Que Não Tem

Ficha técnica:

Arranjo e violões: Jaime Além
Acordeon mussete: João Carlos Coutinho
Produção: Thiago Marques Luiz
Direção geral: Kati Almeida Braga
Direção artística: Olívia Hime
Coordenação de produção: Joana Hime
Edição/vídeo: Chico Fukushima

domingo, 14 de dezembro de 2008

Ó sino da minha aldeia // Fernando Pessoa



Ó sino da minha aldeia
por Fernando Pessoa

Ó sino da minha aldeia,
Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro da minha alma.

E é tão lento o teu soar,
Tão como triste da vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.

Por mais que me tanjas perto,
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho,
Soas-me na alma distante.

A cada pancada tua,
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado,
Sinto a saudade mais perto.

Omara Portuondo e Maria Bethânia cantam "Cálix Bento" em show no Via Funchal em São Paulo (março 2008)

Luis Vieira & Arnaldo Passos // MENINO DE BRAÇANÃ

MARIA BETHÂNIA Tristeza Do Jeca(Angelino De Oliveira)

Project Music My Idols 08 (Maria Bethânia)

maria bethania - canticos

Chico e Bethânia falam sobre Olhos Nos Olhos