sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

REFLEXÃO

Desejo fazer  uma reflexào sobre o que representou para mim o encontro com Bethania.
A sua obra ,tào significativa, obrigou-me a buscar seu sentido ultimo ; era algo ao que eu nào podia fugir, tào grande era a impressào que provocava em mim.
Depois de uma busca, durada o tempo de uma vida e passada atraves dos milenios, creio de poder expor, agora, o que , para mim, è o sentido ultimo da arte de Maria Bethania.
Preciso empezar do inicio do evangelho de Joào : "No principio era o Logos ( verbo / palavra )"
Mas  que significava a palavra "Logos" ? A traduçào verbo sempre me deixou duvidoso ; como pode ser que seja a palavra o principio de todo ?
No Egito dos tempos de Jesus a palavra "Logos" identificava o antigo Deus escriba Toth que  naqueles tempos jà se chamava com o nome grego de Hermes. ( O antico idioma jà nào se falava mais substituido da lingua grega mais moderna e pratica).
Toth/Hermes estuve o unico Deus que podia ter contato direto com o Deus supremo ; os otros Deuses estiveram simples governadores do cosmo.
A filosofia "hermetista" identificou este Deus com o intelecto divino e desenrolou um pensamento baseado sobre esta identicaçào e sobre a superioridade do intelecto sobre as otra facultades humanas e fazendo do intelecto o instrumento para chegar a comprensào do Universo.
Joào e os otros evangelistas refusam esta interpretaçào intelectual preferendo a interpretaçào relacional "verbo" e afirmando que este "Logos relacional" estuve encarnado em um homem de modesta familia, de etnia marginal ( palestino) , e que , na sua propia predicaçào ponia o acento sobre a relacionalidade entre os homems refusando aspramente seja o intelectualismo hermetico seja a ideia de dominio hebraica ( terra prometida) contrastando duramente todos os escribas. 
Porem, as duas interpretaçoes ficaram juntas nos seculos seguintes , mas com um predominio evidente do lado intelectual e com a sua colocaçào fora do Universo como força creadora superior e espiritual.
Na idade media foi Francisco de Assis a rebuscar o valor relacional do Logos  e tambem a descubrir uma relacionalidade tambem entre o homem e a Natureza ( Irmào Sol. irmà Lua , irmào foco, irmà agua, etc. )  recolocando assìm o Logos dentro do Universo como seu propio coraçào.
Mas devemos chegar ao jovem Marx para rebuscar uma afirmaçào mais clarificadora ; ele afirmou que a palavra è a necesidade primera da humanidade e que fica estreitamente ligada  a consciencia . Assìm que nosso Logos empeça a ser uma "palavra consciente".
Ma tambem esta afirmaçào nào chega ao fundo do significado , porquè como està uma boa consciencia està tambem uma mà consciencia ( Marx mismo explana o conceito de reificaçào da consciencia !).
Para compreender mas voltei ao Egito e aos anos depois de Jesus , buscando um poeta poco conhecido fora do medio cultural porquè tambem sendo um Padre da Igreja mantive um forte ligamen com o mundo antigo que o intelectualismo hermetista desejava evidentemente cortar ( os Deuses antigos estuveram imagens de otra forças psiquicas que chocavam com a superioridade de um intelecto criador ), Nonnos de Panopolis.
Ele reconstruendo a pre-historia grega e falando de Tifào,  o gigante que havia conseguido dominar a terra chegando atè a roubar os nervios de Zeus nos conta de como foi derrotado.
Um homem que sempre vagava para as montanhas pensando aos misterios do Universo de nome Cadmo iniciou a tocar o aulos ( flauta dobre ) e a sua musica estuve tanto tocante que Tifào gostou muito de ela e sempre gostava escutar tanto de esquecer dos nervios de Zeus que chegou assìm a rebuscar-os e a salvar o pianeta.
Aquì o elemento relacional mas grande torna-se a musica que chega a comover (=civilizar) o gigante que assìm volta ao interior do equlibrio cosmico.
Agora, depois deste vagar entre os pensamentos das epocas podemos voltar a nossa Bethania e compreender que o seu canto E' a voz do Logos que è sim um verbo mas um verbo ligado ao coraçào do cosmo que nào pode ser "falado" mas sò "cantado".
Sò com um canto que venga do profundo do coraçào se pode dar voz ao Logos.   
Bethania è como um novo Cadmo em um mundo humano que è como o gigante Tifào que perdeu seu equlibrio com o Universo.
Ela pode chegar a comover-nos a um punto tào grande de descubrir a vibraçào ultima do Universo.
O canto è uma vibraçào que pode chegar a ser sincrona com a vibraçào ultima o " Amor che move el Sol e le altre stelle" (Dante)
Agora, a traduçào de Logos com verbo fica possivel entendendo o "  verbo vibrado" o seja cantado "sincronizando" o coraçào de onde vem a voz com a vibraçào universal.
Ciao a todos
Giuseppe