O Globo Online - 03/06/2008
Maria Bethânia é a primeira intérprete a ganhar o Prêmio Shell de Música.
Maria Bethânia é a primeira intérprete a ganhar o Prêmio Shell de Música.
No ano em que o Prêmio Shell de Música mudou seu formato e tornou elegíveis também intérpretes da música brasileira (e não só compositores, como acontecia antigamente), Maria Bethânia foi a escolhida do júri para levar o troféu.
A baiana, que tem mais quarenta anos de carreira nos palcos, foi agraciada por votos dos jornalistas Luiz Fernando Viana (Folha de S. Paulo) e Arthur Dapieve (O Globo), do radialista e professor da UFRJ Fernando Mansur, do produtor cultural Bruno Levinson e dos produtores musicais Moogie Canazio e Zuza Homem de Mello. A cantora receberá o Prêmio em um show no Rio de Janeiro, ainda sem data confirmada.
Veja a lista dos vencedores do Prêmio Shell de Música nos últimos anos:
2008: Maria Bethânia
2007: Tom Zé
2006: Moacir Santos
2005: Carlos Lyra
2004: João Bosco e Aldir Blanc
2003: Paulo César Pinheiro
2002: Dona Ivone Lara
2001: Elton Medeiros
2000: João Donato
1999: Johnny Alf
1998: Zé Kéti
1997: Roberto Carlos e Erasmo Carlos
1996: Rita Lee
1995: Baden Powell
1994: Edu Lobo
1993: Jorge Benjor
1992: Paulinho da Viola
1991: Martinho da Vila
1990 : Gilberto Gil
1989: Caetano Veloso
1988: Chico Buarque
1987: Herivelto Martins
1986: Milton Nascimento
1985: Braguinha
1084: Luiz Gonzaga
1983: Dorival Caymmi
1982: Tom Jobim
1981: Homenagem a Pixinguinha
Estadao.com.br - 06/06/2008
Maria Bethânia e a cubana Omara Portuondo encantam chilenos
Em show único em Santiago, cantoras mesclaram a salsa caribenha com o samba e a bossa-nova brasileiros.
SANTIAGO DO CHILE - Maria Bethânia e a cubana Omara Portuondo foram aplaudidas pelo público chileno em sua primeira e única apresentação em Santiago, na qual mesclaram a salsa caribenha com o samba e a bossa-nova brasileiros.
Juntas no começo, separadas depois, e novamente juntas no fim da apresentação, as cantoras fizeram o público vibrar no teatro Caupolicán, com um espetáculo dirigido por Jaime Alem e Swami Jr.
Em pouco menos de duas horas, Maria Bethânia e Omara Portuondo contagiaram o público com energia, nostalgia e emoções.
Omara, de 77 anos, a única estrela feminina do lendário Buena Vista Social Club, dedicou Dos Gardenias ao seu companheiro Compay Segundo e agitou os espectadores com Tal Vez, de Juan Formell.
Bethânia, de 61 anos, emocionou o público com sua voz e o fez vibrar com a bossa-nova e o samba.
A turnê das artistas começou em março e passou por São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
Do Chile, as cantoras partem para a Argentina, onde se apresentarão no sábado, 7, em Buenos Aires em um show que já conta com quase todos os ingressos vendidos.
Maria Bethânia confirmada no Festival de Inverno de Bonito
As inscrições para o evento que acontece entre os dias 30 de julho e 3 de agosto ficam abertas até o dia 21 de junho.
A cantora Maria Bethânia, uma das principais intérpretes da música brasileira, esta confirmada para a 9º edição do Festival de Inverno de Bonito. O evento, que acontece do dia 30 de julho a 3 de agosto também já tem confirmadas as presenças de Zé Ramalho e Ana Carolina.
No ano passado, Maria Bethânia foi campeã do Prêmio Tim de Música e esse ano é novamente candidata, com o álbum Dentro do Mar Tem Rio. Recentemente, Maria gravou um disco com a cantora cubana Omara Portuondo. Apesar de ser um disco que une as duas cantoras, das 13 músicas do disco, elas só se apresentam em duo em quatro canções.
As atrações regionais ainda não estão confirmadas porque as inscrições vão até o dia 21 de junho. Nove atrações serão selecionadas, dessas, cinco apresentações musicais, dois de teatro ou circo e mais duas de dança. Os escolhidos se apresentaram no festival e ganharam um cachê de R$ 3 mil. O grupo ou artista pode inscrever até três propostas que devem ser encaminhadas separadamente, mas apenas uma das propostas será escolhida. Artistas que já se apresentaram em edições anteriores não serão selecionados. A programação dessas atrações deve ser divulgada a partir do dia 2 de julho.
RETIRADO DO SITE OFICIAL DE MARIA BETHÂNIA