sábado, 20 de outubro de 2012

MARIA BETHANIA TROCA DIRETOR MUSICAL, WAGNER TISO ASSUME O POSTO

Maria Bethânia troca de diretor musical; Wagner Tiso assume o posto


Cantora passou 25 anos trabalhando com Jaime Alem e decidiu por renovação em seu trabalho

16 de outubro de 2012

Reproduzo aqui, o depoimento oportuno e lúcido de um dos pianista que mais admiro na vida, amigo querido e profissional modêlo na música: Itamar Assiere, a respeito do desligamento do grande músicos Jaime Alem, da banda da Maria Bethânia, após 25 anos de sucesso, de um trabalho impecável. Faço minhas cada letra deste texto:




"Amigos,

Se vocês notarem, não sou de fazer comentários sobre certos a...contecimentos do meio musical.

Pra mim, que vivo de tocar meu piano e fazer meus arranjos por aí, convém ser discreto e conversar assuntos mais delicados pessoalmente, ainda assim só com amigos próximos e confiáveis. E torcer pra que as paredes - as reais e as virtuais - não tenham ouvidos. Questão de ética profissional e de sobrevivência também.

Só o faço quando há algo que me incomoda muito.



E há um fato, neste momento, que envolve dois grandes músicos brasileiros amigos meus: Jaime Alem e Wagner Tiso.

E claro que o assunto é Maria Bethânia, que substitui Jaime por Wagner na sua direção musical, como está sendo amplamente divulgado pela imprensa.



Todo artista, seja cantor ou instrumentista ou ator ou produtor ou o que for, tem todo o direito de trocar seus arranjadores, sua banda, seus produtores, diretores, técnicos, iluminadores, a qualquer tempo e hora. Admiro particularmente os grandes artistas que permanecem fiéis aos seus músicos durante tanto tempo. Como Tony Bennett, que só substituiu seu velho pianista Ralph Sharon porque este... morreu.

Mas isto não precisa ser a regra.



Onde quero chegar?

Jaime é dispensado por Bethânia após 25 anos como seu diretor musical, violonista e arranjador. Por opção dela (tá, poderia ter sido opção dele, ok).



Agora, vejam a seguinte declaração da cantora em março deste ano:

"O mundo tá grosseiro, sem classe, sem delicadeza, sem querer prestar atenção aos detalhes" (publicado em 28/3/2012 no site G1).



É aí que quero chegar.

Cadê a classe, a delicadeza, o detalhe de dar uma declaração pública, um agradecimento público ao Jaime Alem pelos 25 anos de um grande trabalho?



Repito: é inegável o direito da cantora partir para uma nova direção musical. E que bom que ela soube escolher um mestre como Wagner Tiso pra assumir esse posto. Agora, quem cobrar delicadeza do mundo deve fornecer delicadeza pra esse mundo. Bethânia está perdendo uma oportunidade de ouro de fazê-lo. Ainda há tempo.



Boa sorte ao amigo Jaime Alem, e parabéns pelo belo trabalho nestes 25 anos com Bethânia no estúdio e nos palcos. E boa sorte ao amigo Wagner Tiso no novo trabalho, que há de realizar com a maestria de sempre".



O meu aplauso entusiasta a Jaime Alem hoje e sempre.

FR

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CARTAS DE AMOR NÃO MISTURO , NÃO ME DOBRO

Nào misturo, nào me dobro


A Rainha do Mar anda de mào dada comigo

Me ensina o baile das ondas , canta, canta, canta pra mim



Fazer sempre todo o que fazemos segundo nossa consciencia e beber a bebida amarga do resultado dentro do calice !

E' nossa estrada , a estrada que devemos percorrer se deixamos chegar ao centro do labirinto, nào misturando e nào dobrando

Erramos... e muito, mas se obramos segundo consciencia seremos iluminados tambem quando perderemos em mala maneira.

Dioniso quando se presentou como amigo a Licurgo ( o Deus dos arabes , aquele que nào bebe vinho), cheio de presentes, e foi atacado com violencia fugiu dentro do Mar a buscar a proteçào de Teti ( Yemanjà ) a Rainha do Mar ; no fundo do Mar foi protegido atè quando Licurgo foi punido com a cegueira e continuou a sobreviver como deus cego.

Teti foi amiga tambem de Teseu que aceitou o desafio de Minosse que jogou no fundo do Mar o anel perguntando a Teseu de jogarse no Mar para o repescar e demonstrar que o Deus do Mar fosse seu pai; Teseu nào tive medo e mergulhou no Mar onde foi ajudado e bem recebido de Teti , encontrou o anel , e foi reconduzido de um golfinho ao barco de Minosse.

Quem tem fè na Natureza està protegido da Natureza, vivendo em harmonia com a mesma ,e o elemento agua, movel e encontrolavel, que dà medo aos governadores è amigo da gente que nào gosta da justiça atual e tem sede de uma otra justiça e fica esperando na volta de Nemesis , a justa recompensadora de cada um.( o decimo e misterioso planeta ? Os antigos gregos tambem falavam de uma Nemesis que voltava periodicamente ao nosso mundo ).