sábado, 20 de outubro de 2012

MARIA BETHANIA TROCA DIRETOR MUSICAL, WAGNER TISO ASSUME O POSTO

Maria Bethânia troca de diretor musical; Wagner Tiso assume o posto


Cantora passou 25 anos trabalhando com Jaime Alem e decidiu por renovação em seu trabalho

16 de outubro de 2012

Reproduzo aqui, o depoimento oportuno e lúcido de um dos pianista que mais admiro na vida, amigo querido e profissional modêlo na música: Itamar Assiere, a respeito do desligamento do grande músicos Jaime Alem, da banda da Maria Bethânia, após 25 anos de sucesso, de um trabalho impecável. Faço minhas cada letra deste texto:




"Amigos,

Se vocês notarem, não sou de fazer comentários sobre certos a...contecimentos do meio musical.

Pra mim, que vivo de tocar meu piano e fazer meus arranjos por aí, convém ser discreto e conversar assuntos mais delicados pessoalmente, ainda assim só com amigos próximos e confiáveis. E torcer pra que as paredes - as reais e as virtuais - não tenham ouvidos. Questão de ética profissional e de sobrevivência também.

Só o faço quando há algo que me incomoda muito.



E há um fato, neste momento, que envolve dois grandes músicos brasileiros amigos meus: Jaime Alem e Wagner Tiso.

E claro que o assunto é Maria Bethânia, que substitui Jaime por Wagner na sua direção musical, como está sendo amplamente divulgado pela imprensa.



Todo artista, seja cantor ou instrumentista ou ator ou produtor ou o que for, tem todo o direito de trocar seus arranjadores, sua banda, seus produtores, diretores, técnicos, iluminadores, a qualquer tempo e hora. Admiro particularmente os grandes artistas que permanecem fiéis aos seus músicos durante tanto tempo. Como Tony Bennett, que só substituiu seu velho pianista Ralph Sharon porque este... morreu.

Mas isto não precisa ser a regra.



Onde quero chegar?

Jaime é dispensado por Bethânia após 25 anos como seu diretor musical, violonista e arranjador. Por opção dela (tá, poderia ter sido opção dele, ok).



Agora, vejam a seguinte declaração da cantora em março deste ano:

"O mundo tá grosseiro, sem classe, sem delicadeza, sem querer prestar atenção aos detalhes" (publicado em 28/3/2012 no site G1).



É aí que quero chegar.

Cadê a classe, a delicadeza, o detalhe de dar uma declaração pública, um agradecimento público ao Jaime Alem pelos 25 anos de um grande trabalho?



Repito: é inegável o direito da cantora partir para uma nova direção musical. E que bom que ela soube escolher um mestre como Wagner Tiso pra assumir esse posto. Agora, quem cobrar delicadeza do mundo deve fornecer delicadeza pra esse mundo. Bethânia está perdendo uma oportunidade de ouro de fazê-lo. Ainda há tempo.



Boa sorte ao amigo Jaime Alem, e parabéns pelo belo trabalho nestes 25 anos com Bethânia no estúdio e nos palcos. E boa sorte ao amigo Wagner Tiso no novo trabalho, que há de realizar com a maestria de sempre".



O meu aplauso entusiasta a Jaime Alem hoje e sempre.

FR

Um comentário:

ang disse...

CONCORDO PLENAMENTE.