quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ANGELA RO RÔ CANÇÃO V POEMIA DE HILDA HILST E MUSICA DE ZECA BALEIRO







O QUE SIGNIFICA DIONÍSIO

Voltei da India , um pais que te desconcerta cada vez mais que a vez anterior .


Agora penso de entender claramente o que significa "Dioniso" para nos ; a India è um pais onde nunca este "Deus viveu" e , na India, tudo mudou ( agora o crescimento economico e tecnologico è mais que rapido) mas nào mudou nunca nada , no sentido que a relaçào entre homems e entre humanidade e deuses sempre foi a mesma ; agora è como foi hà milhares de anos , todo è o mesmo, nào foram transformaçoes , siguem existendo as castas e as relaçoes humanas siguem estando regladas de principios imutaveis e estaticos.

Dioniso, ao contrario, è a "metamorfosis", a transformaçào , o ir sobre as regras, è aquele que "retira dos olhos de Deus o brilho divino " para que o ser humano seja iluminado , è o ponte entre a humanidade e um Ceu que para de ser um Ceu inalcançavel mas que deija caer uma "chuva de petalas" sobre nos.

No poema as "Dionisiacas" ele conduz uma "guerra" contra os "indianos" ou seja contra a gente materialista que nào busca a sua transformaçào interior, ou egoista que nào sufre para as injustiças que acontecem e que aprofita de quem è mais fraco ou que è "espiritual" e se isla em um mundo protegido evitando de enfrentar os problemas que a existencia nos poe para resolver.



Infelizmente foi nosso mundo ocidental a virar a ser como o oriental ; se formaram as castas, as "verdades" foram declaradas "eternas", os espiritos "viramundo" foram emarginados e um ceu preto se baixou sobre nos.



Vivemos o periodo da vitoria aparente dos orientais ,o periodo de quando Dioniso estuve colpido da loucura que as Erinnis lançaram contra d' ele.

Se acusam as Bacantes, que siguem a lutar, de robar o dinheiro publico porquè querem usar este dinheiro para fazer o milagre de abrir os olhos da gente que deve seguitar a ser chega para nào perturbar a nova casta que detem o poder , que nos fala de verdades eternas, que globalizou a banalidade e a superficialidade , que tem medo de cada forma de pensamento e que tem terror da "transformaçào" o do crescimento interior.



Todo o que è Donisiaco assusta : teatro, poesia, Amor, falta de escala entre homems ( no "exercito" dionisiaco lutam mulheres de todas as maneiras , pastores,bebados, meninos e meninas da rua e todos em desordem , porquè è sò a presença do "fogo interior" dentro da cada um o que conta ), falta de linhas retas, loucura , coraçào em primer lugar atè o sacrificio ; se as pessoas nào poem em primer lugar o seu propio interes se rendem incorutiveis e assustam o poder oportunista.

O blog que Bethania queria fazer assustava o poder porquè queria ver a realidade de maneira poetica e seguramente "transformadora" como toda a sua arte.

Seria estado como ter uma Bacante em primera linha de fogo por um ano sem a poder calar ; um peligro que o exercito do oportunismo no podia correr.

Porse a pensar ,como eu fiz no carro que me conducia manha e tarde atravez dos suburbios de Thiruvottiur, pode ser demasiadamente revolucionario ; melhor è gostar das meravilhas das tecnologias .

Porèm, quero atualizar detalhadamente os mitos antigos para que possam falar em idioma moderno e chegar as orelhas que possam entender.

Beijos

Giuseppe









terça-feira, 18 de setembro de 2012

Conceito de DEUS, do filósofo Spinoza, , no século XVII

Conceito de DEUS, do filósofo Spinoza, , no século XVII






Einstein, quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu:

"Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens".



E aí vai o que lhe diz DEUS, ... segundo SPINOZA (1632-77)



"Pára de ficar rezando e batendo no peito!

O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.

Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti!

Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa...

Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias.

Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti! Pára de me culpar da tua vida miserável!

Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.

O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.

Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo.

Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho...

Não me encontrarás em nenhum livro!

Confia em mim e deixa de me pedir.

Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?Pára de ter tanto medo de mim...

Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo.

Eu sou puro Amor!

Pára de me pedir perdão.

Não há nada a perdoar.

Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.

Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?

Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?

Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?

Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei.

Essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.

Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.

A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso.

Esta vida é a única que há aqui e agora!

E a única que precisas.

Eu te fiz absolutamente livre.

Não há prêmios nem castigos.

Não há pecados nem virtudes.

Ninguém leva um placar.

Ninguém leva um registro.

Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho: Vive como se não o houvesse!

Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir!

Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não...

Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste!...

Do que mais gostaste?

O que aprendeste?

Pára de crer em mim!

Crer é supor, adivinhar, imaginar...

Eu não quero que acredites em mim.

Quero que me sintas em ti.

Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar!

Pára de louvar-me!

Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?

Me aborrece que me louvem.

Me cansa que agradeçam.

Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo!

Te sentes olhado, surpreendido?...

Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.

A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas!

Para que precisas de mais milagres?

Para que tantas explicações?

Não me procures fora!

Não me acharás.

Procura-me dentro...

Aí é que estou, batendo em ti".



(Baruch Spinoza)



As sábias palavras são de Baruch Espinoza - nascido em 1632 em Amsterdã, e falecido em Haia em 21 de fevereiro de 1677.

Foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz.

Era de família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.



Essas palavras foram ditas em pleno Século XVII!



Spinoza foi 'excomungado' ('chérem', em 1656) pela Sinagoga portuguesa de Amsterdam.



"Não basta saber, é preciso também aplicar; não basta querer, é preciso também fazer." (Goethe)



















domingo, 16 de setembro de 2012