sábado, 29 de setembro de 2012

ANGELA RO RÔ "CANÇÃO V " POEMA DE HILDA HILST & MÚSICA DE ZECA BALEIRO




LOS HERMANOS " DE ONDE VEM A CALMA "



CAETANO VELOSO " LIVROS "

NÃO MEXE COMIGO, EU NÃO ANDO SÓ

Esta sentença podia ter sido o emblema do exercito de Dioniso na bandeira contada no poema das "Dionisiacas" , mas tambem nos "conta" claramente o que "è" o Dioniso hoje , nos tempos em que o simbolismo està reducido a seu esqueleto.


Dioniso è a " uniào das gentes dionisiacas " ou seja a soma da psiquis ( almas ) de quem que lutam com Ele para defender a " Utopie " da " barbarie ".

E' a soma das almas de quem nunca se deixou espancado do oportunismo e sempre tive vivo o seu fogo interior.

Dioniso è " fogo " , o fogo sagrado que tem viva e desperta a consciencia nào deixando-a caer no processo da reificaçào ( aquele processo que faz justas as coisas injustas somente porquè fica mas conveniente para nos mesmos ) e que busca de "enfeitar" otras consciencias para alistar-as na seu exercito e fazer-se parte viva d' Ele mesmo.

O seu crescimento è o nosso crescimento para fazer real aquele sonho que a nossa Màe Terra continua a fazer ; ter filhos responsaveis que tinham o Amor pra Ela e entre elhos como principal força de vida tendo respeito pra Terra, nào aproveitando dos fracos e olhando para o Ceu mas nào pra fugir do planeta mas para baixar principios superiores.

Dioniso / Bacco ( o ultimo ) è filho , como nos, de uma uma màe terrestre sò tendo a faisca divina e seu caminho, assìm, è o nosso.

Suas derrotas estào as derrotas do nosso sonho utopico contra o " conservatorismo " que nào pode ser otro que barbaro sendo contra a transformaçào e , portanto, contra o crescimento e , ao final, contra a criaçào que continua .

Dioniso è o sedento de justiça , è aquele que faz que o Sermào da Montanha de Jesus seja a sua mesma razào de vida "transformandose " em esta direçào .

Dioniso è o guerrero que luta com o "tirso" ( a asta fina ) que qualquer brisa verga e que fuge frente a violencia , mas que nào cala nunca o seu coraçào.

Nào estamos sòs , tambem se fracos , prisioneiros, derrotados e confusos estamos unidos na resistencia a manter vivo aquele fogo sagrado que è unica luz que possa esclarecer as trevas espirituais .

A sabedoria conservadora precisa das trevas como esconderijo para suas organizaçoes ocultas que manobram nossas mentes confusas .

Nossos fogos reunidos em um unico grande e sincero fogo vào ter a força de esclarecer estas trevas.



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SIGNIFICADO DE DIONISIO

Voltei da India , um pais que te desconcerta cada vez mais que a vez anterior .


Agora penso de entender claramente o que significa "Dioniso" para nos ; a India è um pais onde nunca este "Deus viveu" e , na India, tudo mudou ( agora o crescimento economico e tecnologico è mais que rapido) mas nào mudou nunca nada , no sentido que a relaçào entre homems e entre humanidade e deuses sempre foi a mesma ; agora è como foi hà milhares de anos , todo è o mesmo, nào foram transformaçoes , siguem existendo as castas e as relaçoes humanas siguem estando regladas de principios imutaveis e estaticos.

Dioniso, ao contrario, è a "metamorfosis", a transformaçào , o ir sobre as regras, è aquele que "retira dos olhos de Deus o brilho divino " para que o ser humano seja iluminado , è o ponte entre a humanidade e um Ceu que para de ser um Ceu inalcançavel mas que deija caer uma "chuva de petalas" sobre nos.

No poema as "Dionisiacas" ele conduz uma "guerra" contra os "indianos" ou seja contra a gente materialista que nào busca a sua transformaçào interior, ou egoista que nào sufre para as injustiças que acontecem e que aprofita de quem è mais fraco ou que è "espiritual" e se isla em um mundo protegido evitando de enfrentar os problemas que a existencia nos poe para resolver.



Infelizmente foi nosso mundo ocidental a virar a ser como o oriental ; se formaram as castas, as "verdades" foram declaradas "eternas", os espiritos "viramundo" foram emarginados e um ceu preto se baixou sobre nos.



Vivemos o periodo da vitoria aparente dos orientais ,o periodo de quando Dioniso estuve colpido da loucura que as Erinnis lançaram contra d' ele.

Se acusam as Bacantes, que siguem a lutar, de robar o dinheiro publico porquè querem usar este dinheiro para fazer o milagre de abrir os olhos da gente que deve seguitar a ser chega para nào perturbar a nova casta que detem o poder , que nos fala de verdades eternas, que globalizou a banalidade e a superficialidade , que tem medo de cada forma de pensamento e que tem terror da "transformaçào" o do crescimento interior.



Todo o que è Donisiaco assusta : teatro, poesia, Amor, falta de escala entre homems ( no "exercito" dionisiaco lutam mulheres de todas as maneiras , pastores,bebados, meninos e meninas da rua e todos em desordem , porquè è sò a presença do "fogo interior" dentro da cada um o que conta ), falta de linhas retas, loucura , coraçào em primer lugar atè o sacrificio ; se as pessoas nào poem em primer lugar o seu propio interes se rendem incorutiveis e assustam o poder oportunista.

O blog que Bethania queria fazer assustava o poder porquè queria ver a realidade de maneira poetica e seguramente "transformadora" como toda a sua arte.

Seria estado como ter uma Bacante em primera linha de fogo por um ano sem a poder calar ; um peligro que o exercito do oportunismo no podia correr.

Porse a pensar ,como eu fiz no carro que me conducia manha e tarde atravez dos suburbios de Thiruvottiur, pode ser demasiadamente revolucionario ; melhor è gostar das meravilhas das tecnologias .

Porèm, quero atualizar detalhadamente os mitos antigos para que possam falar em idioma moderno e chegar as orelhas que possam entender.

Beijos

Giuseppe