segunda-feira, 28 de julho de 2008

Maria Bethânia





por Luciana Franca


Maria Bethânia, em fevereiro de 1965, recém-chegada ao Rio e, hoje, aos 54 anos
Era fevereiro de 1965. Maria Bethânia Vianna Telles Veloso, então com 19 anos, arrumou as malas às pressas e partiu para o Rio de Janeiro na companhia de seu irmão, Caetano, quatro anos mais velho. A baianinha não imaginava que não moraria mais em sua cidade natal, Santo Amaro da Purificação.

Maria Bethânia foi convidada por Nara Leão, que havia conhecido na Bahia, para substituí-la nos shows do então em alta Teatro Opinião, em Copacabana. Nara estava doente e não queria mais se apresentar no espetáculo, dirigido por Augusto Boal, que tinha a participação de Zé Keti e João do Vale.

“Lembro-me perfeitamente dessa foto. Eu estava com sandália de Opinião e com o cabelo de Nara. Ou seja, lancei minha carreira vestida como Nara”, conta ela. “Cantei na primeira noite e minha vida se tornou um estrondo. Fiquei famosa no Brasil inteiro.” A voz de Bethânia em “Carcará” foi um estouro. A música foi seu primeiro sucesso e até hoje, 35 anos depois, o público ainda pede para ouvi-la.

Nenhum comentário: