terça-feira, 27 de novembro de 2012

ROBERTO CARLOS E CAETANO VELOSO

http://www.youtube.com/v/wrItkVA2GgA?version=3&hl=pt_BR"> name="allowFullScreen" value="true"> http://www.youtube.com/v/wrItkVA2GgA?version=3&hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="640" height="360" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true">

domingo, 4 de novembro de 2012

ME SUMO NO VENTO,CAVALGO NO RAIO DE IANSÃ......

Me sumo no vento


Cavalgo no raio de Iansà

Giro o mundo,viro, reviro

Tò no reconcavo, tò em Fez



O mito final do poema das Diosiniacas de Nonnos è o mito de Aura , a ninfa que pariu o ultimo Dioniso , Iacco , o menino dos misterios de Eleusis.

Aura parece a avò de Iansà no sentido que a historia de Aura continua e se desenvolve naquela de Iansà, que busca em Aura as bases e as explicaçoes da sua maneira de ser .

No sul de Egito , de onde era originario Nonnos, os misterios de Isis ( antepassados egipcios dos misterios gregos de Eleusis ) sobreviveram muitos seculos depois da fim do imperio romano e passaram seus mitos a Africa preta.

O mito de Aura è contado em maneira muito forte sò de Nonnos e a posiçào na qual ele coloca esta narraçào , final do poema, significa que ele considerava este mito fundamental na historia da humanidade.

Aura parece uma nova forma da Natureza que irà tomar o lugar de Artemis , a Natureza atual.

Aura acusa Artemis de ter concedido muito aos homens e de ser envelhecida e vulneravel ( nào està assìm agora ? nào temos uma Natureza estuprada da humanidade ? ); ao contario Aura se monstra virgem inacessivel e soberba e pretende de ser capaz de restablecer o equilibro do cosmo.

Nemesis , a grande e longiqua Deusa da " justa recompensa" ( Ela nào è Deusa olimpica mas pertences aos Deuses do Ceu que sò voltam a Terra depois de muitos anos de ausencia) pune Aura para sua arrogancia com o estupro operado de Dionisos , baixando-a a ter relaçào com um "quase deus" (Dionisos è filho de uma màe humana), a parir dois gemeos e a ser mutada em fonte.

Interpretando o simbolo podemos compreender que Aura è "condenada" a "entrar" na Natureza atual como rio renovador ( o rio Niger, como foi na antiquidade hindu o rio Gange) , mas tendo tambem a força do fogo masculino conseguida "comendo" o primero dos gemeos e a força do vento que jà ela tenia ( seu nome Aura vem de Ar anunciando que ela serà uma nova Hera ( tambem nome que vem de Ar), a velha rainha do mundo .

Iansà tem todo isso , ( rio, vento, fogo) e tambem o raio atributo que estuve do solo Zeus .

Ela è tambem a màe do "Deus menino" , o Bacco ( rebento) futuro , que agora ainda fica na gruta esperando o Tempo.

Jesus ( o Logos , o Deus da palavra, o Hermes ) sempre foi o irmào maior de Dionisos aquele que o ajudou nas situaçoes mais dificeis e que indicou a estrada de percorrer.

Maria se poe , como nova Ariadne, sobre o raio de Iansà, ( a Natureza futura ) para nos comunicar o que està listo de acontecer.

Ela manda o mensagem no Ar para quem tem orelhas para escutar e coraçào para se emocionar.













a ele e a nos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CONTINUAÇÃO...


Oi Noemia,
no passado final de semana foi para um trabalho em Tunisia ( pais cheio de mosaicos romanos dos seculos dc) e me lembrei que na sala 58 do aeroporto Tunis-Carthage està uma reproduçào de um mosaico dionisiaco magnifico ; aquele que reproduze uma biga puxada de quatro tigres , anunciada de uma musica que toca um pandeiro, conduzida por uma mulher armada de tirso e com mais dos passageiros , uma mulher com os seios descobertos e um otro personagem totalmente tapado. ( fr.wikipedia.org/wiki/Tigre_dans_la_culture ) ( Triomphe de Bacchus a Sousse )
Dioniso mira feliz o grupo que està em espera do ordem de sair.
De muito tempo fez uma identificaçào intuitiva da mulher que conduz a biga como uma expressào de Yansà.
Mas agora lendo no poema de Nonnos o mito de Aura busquei qual è a antepassada grega de Yansà e que a condutora nào pode ser otro que uma Aura na expressào atual de Yansà.
Aura era uma ninfa do sequito de Artemis ; tenia uma figura fisica maravilhosa , mas era tambem uma soberba virgem e gostava de cachar leos e panteras.
Uma vez foram ao banho juntas Artemis e Aura e a jovem ninfa mal apostrofou a Deusa dizendo que seu corpo jà estava flacido e seus seios frouxos e que nào podia ser mais aquela Natureza virgem inviolavel  mas podia agora sò dar leite aos mortais , em quanto ela tenia seios bem erguidos e sua verginidade era bem inviolavel.
Artemis partiu imediamente , cheia de raiva, para Nemesis para contar o fato e pretender um terivel castigo para a impertinente Aura.
Nemesis aceitou de castigar Aura mas de maneira bem diferente da aquela que queria Artemis.
Ela chamou Eros , o filho de Venus , e comandou a ele que fazesse que Dionisos , que era noto para a sua loucura para as mulheres, se enamorasse loucamente de Aura .
Eros executou rapido sua tarefa e Dionisos ficou enamorado perdido de Aura que naturalmente o rejetava com soberbia e desprezo.
Mas Dionisos mudou em vinho a agua de uma fonte montana onde Aura sedenta depois da caça foi a beber.
A mossa , necostrumbada aos efeitos do vinho tomou em um sono profundo.
Dionisos ,puxado de Eros a fazer isso, violou Aura dormente e, depois, se foi do lugar.
Quando Aura despertouse e descobriu o que aconteceu se desesperou e pensou de suicidar-se.
Mas Artemis nào deixou que ela nào portasse a fim o seu castigo e Aura , ao final, gerou dois gemeos em um parto muito doente e sem a assistencia da Deusa do parto, ou seja a mesma Artemis.
Aura buscou imediatamente de suprimir os filhos ; conseguiu comer o primero , mas o segundo lhe foi levado e tornou-se o terçero Baco , aquele  dos misterios de Eleusis  e Aura foi transformada em uma fonte.
Alem da crueldade da historia ( sào simbolos e nào pessoas) parece claro que Aura è uma nova forma da Natureza que deve robar o lugar de Artemis.
mas que deve antes, subir transformaçoes. 
Buscamos ora come poderia ser Aura uma antepassada de Yansà.
Foi mudada em fonte ( Oyà è o rio Niger ) , comeu o primero gemeo ,filho de Dioniso que è um Deus fogo ( Yansà tem fogo e o raio, caracteriscas masculinas ) assumindo qualidades masculinas; è caçadora e guerrera como Yansà, busca tomar um lugar superior aquele que tem e ser a nova Deusa da Natureza.
No mosaico parece que agora estamos na espera do sinal que a biga salga ; a condutora està muito bem vestida com ropa longa atè os pes , manga longa e sem decotè ; sua ropa è bem colorida , vermelho, preto, branco e amarelo como simbolo de totalidade ; tem o tirso dionisiaco e uma grinalda floral 
A mulher no centro da biga tem uma expressào preocupada e mostra os seios ; tem um ramo como tirso .
Do otro lado està o personagem misterioso.
Os personagems podem simbolizar os quatros elementos : a condutora a Agua ( o elemento que nos periodos de mudança assume a guia das coisas ), a senhora no centro o Ar ( Era ? aquela que foi a rainha antes ? ) , a anunciadora com pandeiro a Terra que anuncia a trasformaçào geral , e o personagem escondido o Fogo , o novo elemento masculino que nào està ainda visivel ( o Bacco de Eleusis ? )
Seria de profundizar muito mais .

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

OXUM

E' do ouro de Oxum que è feita a armadura que guarda o meu corpo


Garante meu sangue, minha garganta

O veneno do mal nào acha passagem

Em meu coraçào, Maria acende sua luz

E me aponta o caminho



Procedendo no paralelo entre "Carta de Amor" e "As Dionisiacas" vamos a ver o rolo de Oxum na proteçào de Bethania e de Venus / Afroditis na proteçào de Dionisos.

Nos mosaicos romanos de Djemila ( Argelia) Venus è representada como a tecelào dos acontecimentos ; nos tempos mais antigo se contava de como mal saiu a lona tecida de Afroditis quando elà pensou de dedicarse a tecer os enredos em lugar de ocuparse dos amantes ; mas na fim da era antiga quando foram feitos os mosaicos de Djemila jà se entendia que o enredo que parecia absurdo fosse , em realidade, bem logico nas potentes maos de Venus .

Venus fica representada montando todos os signos zodiacais e como triumfadora final do longo enredo da historia.

Como protetora de Dioniso Ela està atras do espelho fingendo de favorecer os seus perseguidores mas sò para que o enredo possa chegar ao final .

(No mosaico final de Djemila Ela olha no seu espelho , mas a expressào da cara refletida do espelho è differente da cara com a qual Ela olha o visitador )

Em quanto a Maria que herdou direitamente os caracteres da Isis egipcia , o culto da qual jà era entrado na religiào popular romana como culto revolucionario mal tolerado das autoridades.

Maria / Isis è aquela que em tempos de dominio patriarcal defende com todas suas forças os valores do feminino e os lutadores para a justiça.

Ela se assume o rolo da Màe dos sufredores para a renovaçào absorvendone a dor e indicando o caminho .

Venus / Oxum trabalha atras do espelho enganando os materialistas e os patriarcalistas ; ao contrario Maria / Isis luta na primera linha do fronte .

domingo, 21 de outubro de 2012

NOEMIA HIME ( ROSA BRANCA )

                                                               

                                                               ( ROSA BRANCA )

NOEMIA HIME

                                                                       NOEMIA  HIME

                                                                      ( ROSA BRANCA)