domingo, 16 de dezembro de 2012

LETHO - ARTEMI - AURA - IANSÂ

Mando estas palavras em libertade : reflexoes libres o provocaçoes.
Continuando minha pesquisa sobre as origens de Iansà no antigo mundo mediterraneo descubrì otras coisas que penso sejam interessantes .
Como jà escrevì Iansà parece uma nova Deusa da Natureza que irà tomar o lugar que foi de Artemis.
Mas vamos a ver como Artemis apereceu na Terra e vamos a descubrir si temos paralelos.
Artemis è filha da Tità Lethò (Latona) , a Lethò do peplo oscuro ,simbolejada como uma loba , ou seja uma Tità noturna.
Os Titaos sou as divindades derrotadas por Zeus e confinadas no "baixo" dos Ceus.
Mas os Titaos eram astros , corpos astrais concretos afastados por Zeus para "estabilizar" o mundo.
Mas a potente Tità Lethò , a loba, ( estrela anà marrom ?) voltou no principio da idade antiga mediterranea para nascer aquì seus filhos gemeos Artemis e Febo ( Apolo ) os novos aspectos da Lua e do Sol desde aquele tempo atè hoje.
Tambem Romolo e Remo , os miticos fundadores de Roma eram filhos da loba !
Latona apereceu no Norte da Terra gerando o mito dos povos Hiperboreis renovadores do mundo que foi desfrutado dos povos nordicos.
Mas agora estamos cerca de uma nova mutaçào dos aspectos da Lua e do Sol.
Agora o novo aparece no Sul . Iansà nova Artemis o nova Latona està gerando esta grande mudança.
Parece que uma estrela anà marrom passou por dentro da "nuvem de Oort" ( giganteo continente de cometas ) e atraiu dezenas de cometas a seu
seguito provenendo do "baixo" do Ceu onde fica a misteriosa nuvem de Oort.
Os Egipcios , como os Mayas, conheciam a precessào dos equinocios devida a nossa rotaçào ao redor da Galaxia e construiam as piramides de Giza para ver quando no Ceu os tres planetas ( Mercurio, Venus e Saturno) seriam estados situados em corespondencia do vertice das tres piramides., o que aconteceu em este 3 de dezembro.
Mercurio è o planeta "hermetico" de Hermes/Toth/Jesus , Venus è o planeta do Amor de Afroditis/Venus/Oxum ( grande amiga de Iansà como Afroditis foi amiga de Persefone ) , Saturno è o planeta de Cronos/Tempo .
Este alinhamento sobre os vertices das piramides nos indica uma aliança entre o Tempo , Oxum/Iansà e Jesus ? Nos indica que chegou o Tempo para mudar a "cor"da luz do Sol e da Lua , para que seja mas cortante e mostre as conciencias dentro de nos ?
Febo/Apolo foi uma luz que nos permeteu de criar artes, scienças e tecnologias mas que deixou que a perfidia dos desenhos de poder escondessem a verdade e nos deixou chegar em um mundo de mentiras.
A voz de Bethania neste mundo foi o fio de Ariadne que permeteu aos coraçoes sangrantes de ver a luz do centro do labirinto e de non enlouquecer.
Ela nos mostrou a futura Deusa Iansà , aquela que tem a energia do bufalo ( = touro , que sempre simbolizou a energia prima, a força da Natureza) e que va ser a destruidora do labirinto onde ficamos perdidos ?
.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL, FELIZ 2013


                                                        Feliz Natal e um Maravilhoso 2013
a todos aqueles, intérpretes, músicos, maestros, amigos,
que me inspiraram em fazer o Blog de Maria Bethânia de Santo Amaro.
São os votos de Noemia Hime( Rosa Branca ).
DEZEMBRO DE 2012

MARIA BETHANIA JUNTAR O QUE SENTIR


MARIA BETHANIA A FELICIADADE


MARIA BETHANIA BRANCA DE VIVER


MARIA BETHANIA FOGUETE


AURA / YANSÃ

Aura / Yansà
No passado final de semana foi para um trabalho em Tunisia ( pais cheio de mosaicos romanos dos seculos dc) e me lembrei que na sala 58 do aeroporto Tunis-Carthage està uma reproduçào de um mosaico dionisiaco magnifico ; aquele que reproduze uma biga puxada de quatro tigres , anunciada de uma musica que toca um pandeiro, conduzida por uma mulher armada de tirso e com mais dos passageiros , uma mulher com os seios descobertos e um otro personagem totalmente tapado. ( fr.wikipedia.org/wiki/Tigre_dans_la_culture ) ( Triomphe de Bacchus a Sousse )
Dioniso mira feliz o grupo que està em espera do ordem de sair.
De muito tempo fez uma identificaçào intuitiva da mulher que conduz a biga como uma expressào de Yansà.
Mas agora lendo no poema de Nonnos o mito de Aura busquei qual è a antepassada grega de Yansà e que a condutora nào pode ser otro que uma Aura na expressào atual de Yansà.
Aura era uma ninfa do sequito de Artemis ; tenia uma figura fisica maravilhosa , mas era tambem uma soberba virgem e gostava de cachar leos e panteras.
Uma vez foram ao banho juntas Artemis e Aura e a jovem ninfa mal apostrofou a Deusa dizendo que seu corpo jà estava flacido e seus seios frouxos e que nào podia ser mais aquela Natureza virgem inviolavel  mas podia agora sò dar leite aos mortais , em quanto ela tenia seios bem erguidos e sua verginidade era bem inviolavel.
Artemis partiu imediamente , cheia de raiva, para Nemesis para contar o fato e pretender um terivel castigo para a impertinente Aura.
Nemesis aceitou de castigar Aura mas de maneira bem diferente da aquela que queria Artemis.
Ela chamou Eros , o filho de Venus , e comandou a ele que fazesse que Dionisos , que era noto para a sua loucura para as mulheres, se enamorasse loucamente de Aura .
Eros executou rapido sua tarefa e Dionisos ficou enamorado perdido de Aura que naturalmente o rejetava com soberbia e desprezo.
Mas Dionisos mudou em vinho a agua de uma fonte montana onde Aura sedenta depois da caça foi a beber.
A mossa , necostrumbada aos efeitos do vinho tomou em um sono profundo.
Dionisos ,puxado de Eros a fazer isso, violou Aura dormente e, depois, se foi do lugar.
Quando Aura despertouse e descobriu o que aconteceu se desesperou e pensou de suicidar-se.
Mas Artemis nào deixou que ela nào portasse a fim o seu castigo e Aura , ao final, gerou dois gemeos em um parto muito doente e sem a assistencia da Deusa do parto, ou seja a mesma Artemis.
Aura buscou imediatamente de suprimir os filhos ; conseguiu comer o primero , mas o segundo lhe foi levado e tornou-se o terçero Baco , aquele  dos misterios de Eleusis  e Aura foi transformada em uma fonte.
Alem da crueldade da historia ( sào simbolos e nào pessoas) parece claro que Aura è uma nova forma da Natureza que deve robar o lugar de Artemis.
mas que deve antes, subir transformaçoes. 
Buscamos ora come poderia ser Aura uma antepassada de Yansà.
Foi mudada em fonte ( Oyà è o rio Niger ) , comeu o primero gemeo ,filho de Dioniso que è um Deus fogo ( Yansà tem fogo e o raio, caracteriscas masculinas ) assumindo qualidades masculinas; è caçadora e guerrera como Yansà, busca tomar um lugar superior aquele que tem e ser a nova Deusa da Natureza.
No mosaico parece que agora estamos na espera do sinal que a biga salga ; a condutora està muito bem vestida com ropa longa atè os pes , manga longa e sem decotè ; sua ropa è bem colorida , vermelho, preto, branco e amarelo como simbolo de totalidade ; tem o tirso dionisiaco e uma grinalda floral 
A mulher no centro da biga tem uma expressào preocupada e mostra os seios ; tem um ramo como tirso .
Do otro lado està o personagem misterioso.
Os personagems podem simbolizar os quatros elementos : a condutora a Agua ( o elemento que nos periodos de mudança assume a guia das coisas ), a senhora no centro o Ar ( Era ? aquela que foi a rainha antes ? ) , a anunciadora com pandeiro a Terra que anuncia a trasformaçào geral , e o personagem escondido o Fogo , o novo elemento masculino que nào està ainda visivel ( o Bacco de Eleusis ? )
Seria de profundizar muito mais .