domingo, 4 de novembro de 2012

ME SUMO NO VENTO,CAVALGO NO RAIO DE IANSÃ......

Me sumo no vento


Cavalgo no raio de Iansà

Giro o mundo,viro, reviro

Tò no reconcavo, tò em Fez



O mito final do poema das Diosiniacas de Nonnos è o mito de Aura , a ninfa que pariu o ultimo Dioniso , Iacco , o menino dos misterios de Eleusis.

Aura parece a avò de Iansà no sentido que a historia de Aura continua e se desenvolve naquela de Iansà, que busca em Aura as bases e as explicaçoes da sua maneira de ser .

No sul de Egito , de onde era originario Nonnos, os misterios de Isis ( antepassados egipcios dos misterios gregos de Eleusis ) sobreviveram muitos seculos depois da fim do imperio romano e passaram seus mitos a Africa preta.

O mito de Aura è contado em maneira muito forte sò de Nonnos e a posiçào na qual ele coloca esta narraçào , final do poema, significa que ele considerava este mito fundamental na historia da humanidade.

Aura parece uma nova forma da Natureza que irà tomar o lugar de Artemis , a Natureza atual.

Aura acusa Artemis de ter concedido muito aos homens e de ser envelhecida e vulneravel ( nào està assìm agora ? nào temos uma Natureza estuprada da humanidade ? ); ao contario Aura se monstra virgem inacessivel e soberba e pretende de ser capaz de restablecer o equilibro do cosmo.

Nemesis , a grande e longiqua Deusa da " justa recompensa" ( Ela nào è Deusa olimpica mas pertences aos Deuses do Ceu que sò voltam a Terra depois de muitos anos de ausencia) pune Aura para sua arrogancia com o estupro operado de Dionisos , baixando-a a ter relaçào com um "quase deus" (Dionisos è filho de uma màe humana), a parir dois gemeos e a ser mutada em fonte.

Interpretando o simbolo podemos compreender que Aura è "condenada" a "entrar" na Natureza atual como rio renovador ( o rio Niger, como foi na antiquidade hindu o rio Gange) , mas tendo tambem a força do fogo masculino conseguida "comendo" o primero dos gemeos e a força do vento que jà ela tenia ( seu nome Aura vem de Ar anunciando que ela serà uma nova Hera ( tambem nome que vem de Ar), a velha rainha do mundo .

Iansà tem todo isso , ( rio, vento, fogo) e tambem o raio atributo que estuve do solo Zeus .

Ela è tambem a màe do "Deus menino" , o Bacco ( rebento) futuro , que agora ainda fica na gruta esperando o Tempo.

Jesus ( o Logos , o Deus da palavra, o Hermes ) sempre foi o irmào maior de Dionisos aquele que o ajudou nas situaçoes mais dificeis e que indicou a estrada de percorrer.

Maria se poe , como nova Ariadne, sobre o raio de Iansà, ( a Natureza futura ) para nos comunicar o que està listo de acontecer.

Ela manda o mensagem no Ar para quem tem orelhas para escutar e coraçào para se emocionar.













a ele e a nos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CONTINUAÇÃO...


Oi Noemia,
no passado final de semana foi para um trabalho em Tunisia ( pais cheio de mosaicos romanos dos seculos dc) e me lembrei que na sala 58 do aeroporto Tunis-Carthage està uma reproduçào de um mosaico dionisiaco magnifico ; aquele que reproduze uma biga puxada de quatro tigres , anunciada de uma musica que toca um pandeiro, conduzida por uma mulher armada de tirso e com mais dos passageiros , uma mulher com os seios descobertos e um otro personagem totalmente tapado. ( fr.wikipedia.org/wiki/Tigre_dans_la_culture ) ( Triomphe de Bacchus a Sousse )
Dioniso mira feliz o grupo que està em espera do ordem de sair.
De muito tempo fez uma identificaçào intuitiva da mulher que conduz a biga como uma expressào de Yansà.
Mas agora lendo no poema de Nonnos o mito de Aura busquei qual è a antepassada grega de Yansà e que a condutora nào pode ser otro que uma Aura na expressào atual de Yansà.
Aura era uma ninfa do sequito de Artemis ; tenia uma figura fisica maravilhosa , mas era tambem uma soberba virgem e gostava de cachar leos e panteras.
Uma vez foram ao banho juntas Artemis e Aura e a jovem ninfa mal apostrofou a Deusa dizendo que seu corpo jà estava flacido e seus seios frouxos e que nào podia ser mais aquela Natureza virgem inviolavel  mas podia agora sò dar leite aos mortais , em quanto ela tenia seios bem erguidos e sua verginidade era bem inviolavel.
Artemis partiu imediamente , cheia de raiva, para Nemesis para contar o fato e pretender um terivel castigo para a impertinente Aura.
Nemesis aceitou de castigar Aura mas de maneira bem diferente da aquela que queria Artemis.
Ela chamou Eros , o filho de Venus , e comandou a ele que fazesse que Dionisos , que era noto para a sua loucura para as mulheres, se enamorasse loucamente de Aura .
Eros executou rapido sua tarefa e Dionisos ficou enamorado perdido de Aura que naturalmente o rejetava com soberbia e desprezo.
Mas Dionisos mudou em vinho a agua de uma fonte montana onde Aura sedenta depois da caça foi a beber.
A mossa , necostrumbada aos efeitos do vinho tomou em um sono profundo.
Dionisos ,puxado de Eros a fazer isso, violou Aura dormente e, depois, se foi do lugar.
Quando Aura despertouse e descobriu o que aconteceu se desesperou e pensou de suicidar-se.
Mas Artemis nào deixou que ela nào portasse a fim o seu castigo e Aura , ao final, gerou dois gemeos em um parto muito doente e sem a assistencia da Deusa do parto, ou seja a mesma Artemis.
Aura buscou imediatamente de suprimir os filhos ; conseguiu comer o primero , mas o segundo lhe foi levado e tornou-se o terçero Baco , aquele  dos misterios de Eleusis  e Aura foi transformada em uma fonte.
Alem da crueldade da historia ( sào simbolos e nào pessoas) parece claro que Aura è uma nova forma da Natureza que deve robar o lugar de Artemis.
mas que deve antes, subir transformaçoes. 
Buscamos ora come poderia ser Aura uma antepassada de Yansà.
Foi mudada em fonte ( Oyà è o rio Niger ) , comeu o primero gemeo ,filho de Dioniso que è um Deus fogo ( Yansà tem fogo e o raio, caracteriscas masculinas ) assumindo qualidades masculinas; è caçadora e guerrera como Yansà, busca tomar um lugar superior aquele que tem e ser a nova Deusa da Natureza.
No mosaico parece que agora estamos na espera do sinal que a biga salga ; a condutora està muito bem vestida com ropa longa atè os pes , manga longa e sem decotè ; sua ropa è bem colorida , vermelho, preto, branco e amarelo como simbolo de totalidade ; tem o tirso dionisiaco e uma grinalda floral 
A mulher no centro da biga tem uma expressào preocupada e mostra os seios ; tem um ramo como tirso .
Do otro lado està o personagem misterioso.
Os personagems podem simbolizar os quatros elementos : a condutora a Agua ( o elemento que nos periodos de mudança assume a guia das coisas ), a senhora no centro o Ar ( Era ? aquela que foi a rainha antes ? ) , a anunciadora com pandeiro a Terra que anuncia a trasformaçào geral , e o personagem escondido o Fogo , o novo elemento masculino que nào està ainda visivel ( o Bacco de Eleusis ? )
Seria de profundizar muito mais .

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

OXUM

E' do ouro de Oxum que è feita a armadura que guarda o meu corpo


Garante meu sangue, minha garganta

O veneno do mal nào acha passagem

Em meu coraçào, Maria acende sua luz

E me aponta o caminho



Procedendo no paralelo entre "Carta de Amor" e "As Dionisiacas" vamos a ver o rolo de Oxum na proteçào de Bethania e de Venus / Afroditis na proteçào de Dionisos.

Nos mosaicos romanos de Djemila ( Argelia) Venus è representada como a tecelào dos acontecimentos ; nos tempos mais antigo se contava de como mal saiu a lona tecida de Afroditis quando elà pensou de dedicarse a tecer os enredos em lugar de ocuparse dos amantes ; mas na fim da era antiga quando foram feitos os mosaicos de Djemila jà se entendia que o enredo que parecia absurdo fosse , em realidade, bem logico nas potentes maos de Venus .

Venus fica representada montando todos os signos zodiacais e como triumfadora final do longo enredo da historia.

Como protetora de Dioniso Ela està atras do espelho fingendo de favorecer os seus perseguidores mas sò para que o enredo possa chegar ao final .

(No mosaico final de Djemila Ela olha no seu espelho , mas a expressào da cara refletida do espelho è differente da cara com a qual Ela olha o visitador )

Em quanto a Maria que herdou direitamente os caracteres da Isis egipcia , o culto da qual jà era entrado na religiào popular romana como culto revolucionario mal tolerado das autoridades.

Maria / Isis è aquela que em tempos de dominio patriarcal defende com todas suas forças os valores do feminino e os lutadores para a justiça.

Ela se assume o rolo da Màe dos sufredores para a renovaçào absorvendone a dor e indicando o caminho .

Venus / Oxum trabalha atras do espelho enganando os materialistas e os patriarcalistas ; ao contrario Maria / Isis luta na primera linha do fronte .

domingo, 21 de outubro de 2012

NOEMIA HIME ( ROSA BRANCA )

                                                               

                                                               ( ROSA BRANCA )

NOEMIA HIME

                                                                       NOEMIA  HIME

                                                                      ( ROSA BRANCA)

sábado, 20 de outubro de 2012

MARIA BETHANIA TROCA DIRETOR MUSICAL, WAGNER TISO ASSUME O POSTO

Maria Bethânia troca de diretor musical; Wagner Tiso assume o posto


Cantora passou 25 anos trabalhando com Jaime Alem e decidiu por renovação em seu trabalho

16 de outubro de 2012

Reproduzo aqui, o depoimento oportuno e lúcido de um dos pianista que mais admiro na vida, amigo querido e profissional modêlo na música: Itamar Assiere, a respeito do desligamento do grande músicos Jaime Alem, da banda da Maria Bethânia, após 25 anos de sucesso, de um trabalho impecável. Faço minhas cada letra deste texto:




"Amigos,

Se vocês notarem, não sou de fazer comentários sobre certos a...contecimentos do meio musical.

Pra mim, que vivo de tocar meu piano e fazer meus arranjos por aí, convém ser discreto e conversar assuntos mais delicados pessoalmente, ainda assim só com amigos próximos e confiáveis. E torcer pra que as paredes - as reais e as virtuais - não tenham ouvidos. Questão de ética profissional e de sobrevivência também.

Só o faço quando há algo que me incomoda muito.



E há um fato, neste momento, que envolve dois grandes músicos brasileiros amigos meus: Jaime Alem e Wagner Tiso.

E claro que o assunto é Maria Bethânia, que substitui Jaime por Wagner na sua direção musical, como está sendo amplamente divulgado pela imprensa.



Todo artista, seja cantor ou instrumentista ou ator ou produtor ou o que for, tem todo o direito de trocar seus arranjadores, sua banda, seus produtores, diretores, técnicos, iluminadores, a qualquer tempo e hora. Admiro particularmente os grandes artistas que permanecem fiéis aos seus músicos durante tanto tempo. Como Tony Bennett, que só substituiu seu velho pianista Ralph Sharon porque este... morreu.

Mas isto não precisa ser a regra.



Onde quero chegar?

Jaime é dispensado por Bethânia após 25 anos como seu diretor musical, violonista e arranjador. Por opção dela (tá, poderia ter sido opção dele, ok).



Agora, vejam a seguinte declaração da cantora em março deste ano:

"O mundo tá grosseiro, sem classe, sem delicadeza, sem querer prestar atenção aos detalhes" (publicado em 28/3/2012 no site G1).



É aí que quero chegar.

Cadê a classe, a delicadeza, o detalhe de dar uma declaração pública, um agradecimento público ao Jaime Alem pelos 25 anos de um grande trabalho?



Repito: é inegável o direito da cantora partir para uma nova direção musical. E que bom que ela soube escolher um mestre como Wagner Tiso pra assumir esse posto. Agora, quem cobrar delicadeza do mundo deve fornecer delicadeza pra esse mundo. Bethânia está perdendo uma oportunidade de ouro de fazê-lo. Ainda há tempo.



Boa sorte ao amigo Jaime Alem, e parabéns pelo belo trabalho nestes 25 anos com Bethânia no estúdio e nos palcos. E boa sorte ao amigo Wagner Tiso no novo trabalho, que há de realizar com a maestria de sempre".



O meu aplauso entusiasta a Jaime Alem hoje e sempre.

FR

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CARTAS DE AMOR NÃO MISTURO , NÃO ME DOBRO

Nào misturo, nào me dobro


A Rainha do Mar anda de mào dada comigo

Me ensina o baile das ondas , canta, canta, canta pra mim



Fazer sempre todo o que fazemos segundo nossa consciencia e beber a bebida amarga do resultado dentro do calice !

E' nossa estrada , a estrada que devemos percorrer se deixamos chegar ao centro do labirinto, nào misturando e nào dobrando

Erramos... e muito, mas se obramos segundo consciencia seremos iluminados tambem quando perderemos em mala maneira.

Dioniso quando se presentou como amigo a Licurgo ( o Deus dos arabes , aquele que nào bebe vinho), cheio de presentes, e foi atacado com violencia fugiu dentro do Mar a buscar a proteçào de Teti ( Yemanjà ) a Rainha do Mar ; no fundo do Mar foi protegido atè quando Licurgo foi punido com a cegueira e continuou a sobreviver como deus cego.

Teti foi amiga tambem de Teseu que aceitou o desafio de Minosse que jogou no fundo do Mar o anel perguntando a Teseu de jogarse no Mar para o repescar e demonstrar que o Deus do Mar fosse seu pai; Teseu nào tive medo e mergulhou no Mar onde foi ajudado e bem recebido de Teti , encontrou o anel , e foi reconduzido de um golfinho ao barco de Minosse.

Quem tem fè na Natureza està protegido da Natureza, vivendo em harmonia com a mesma ,e o elemento agua, movel e encontrolavel, que dà medo aos governadores è amigo da gente que nào gosta da justiça atual e tem sede de uma otra justiça e fica esperando na volta de Nemesis , a justa recompensadora de cada um.( o decimo e misterioso planeta ? Os antigos gregos tambem falavam de uma Nemesis que voltava periodicamente ao nosso mundo ).