BETHÂNIA É RIO, MAR, SOPHIA, MARESIA. Pretendo postar aqui, a biografia, músicas, textos da maior intérprete da música popular brasileira.
sábado, 6 de outubro de 2012
CARTA DE AMOR
Eu tenho Zumbì, Besouro , o chefe dos Tupìs
Sou Tupinambà. Tenho os eres , caboclo Boiadeiro
Màos de cura, morubixabas, cocares , arco iris
Zarabatenes, flechas e altares
Como nas "Dionisiacas" Nonnos de Panopolis descreve os componentes do exercito de Dioniso , Bethania descreve o seu exercito.
Là estào Bacantes, Satiros, Curetes, Coribantes e as armas sào vegetales ( tirsos, hastas, folhas ) , aquì estào Besouros, morubixabas , eres armados de zarabatanes , flechas e altares.
Dos "armadas" improvaveis, locas , ridiculas aos olhos frios do imenso adversario, e demais ridiculas considerando que estan "armadas" psiquicas.
A razionalidade fria e penetrante de quem ocupa o lado oposto nào pode fazer otro que rir d' estos exercitos de locos e residuos de tempos passados.
Mas esta salsada de gentes marginales tem um equlibrio e uma relaçào privilegiada com a Natureza.
Certo que os "racionais" se consideram donos da Natureza feita escrava do nosso poder tecnologico e acham ridiculas aquelas pessoas que siguem conservando uma devoçào e um rispeito frente a Màe Terra.
Os povos "inferiores" para eles sào sò uma mera curiosidade etnica e nos, "povos superiores", nào temos nada de aprender d' estas culturas "inferiores".
A racionalidade creou um Deus todopoderoso que sabe todo e que tem uma relaçào privilegiada com bem determinados povos que bem sabem como aterrorizar as mentes das gentes.
Exercitos armados de zarabatanes o folhas ficam hilariantes frente aos armamentos poderosos , fisicos e psiquicos, do quem dominan este maravilhoso planeta.
Mas o mito nos ensina que sò tendo Amor dentro do coraçào poderemos chegar a doar realidade ao " Sonho impossivel" de ser "Viramundo".
Jesus diz " Os ultimos estarào os primeros" e se o Amor nos conduz atè aos ultimos precisa estar com os ultimos e lutar com as armas que a Natureza nos permite de usar .
Que conta ser considerados ridiculos ?
Conta ser reunidos em grupos que tinham vivo o fogo de Dioniso , a sua armada de todos os locos de todas as culturas ma que queimem de Amor para justiça e para a Terra , nossa desprezada Màe.
Sou Tupinambà. Tenho os eres , caboclo Boiadeiro
Màos de cura, morubixabas, cocares , arco iris
Zarabatenes, flechas e altares
Como nas "Dionisiacas" Nonnos de Panopolis descreve os componentes do exercito de Dioniso , Bethania descreve o seu exercito.
Là estào Bacantes, Satiros, Curetes, Coribantes e as armas sào vegetales ( tirsos, hastas, folhas ) , aquì estào Besouros, morubixabas , eres armados de zarabatanes , flechas e altares.
Dos "armadas" improvaveis, locas , ridiculas aos olhos frios do imenso adversario, e demais ridiculas considerando que estan "armadas" psiquicas.
A razionalidade fria e penetrante de quem ocupa o lado oposto nào pode fazer otro que rir d' estos exercitos de locos e residuos de tempos passados.
Mas esta salsada de gentes marginales tem um equlibrio e uma relaçào privilegiada com a Natureza.
Certo que os "racionais" se consideram donos da Natureza feita escrava do nosso poder tecnologico e acham ridiculas aquelas pessoas que siguem conservando uma devoçào e um rispeito frente a Màe Terra.
Os povos "inferiores" para eles sào sò uma mera curiosidade etnica e nos, "povos superiores", nào temos nada de aprender d' estas culturas "inferiores".
A racionalidade creou um Deus todopoderoso que sabe todo e que tem uma relaçào privilegiada com bem determinados povos que bem sabem como aterrorizar as mentes das gentes.
Exercitos armados de zarabatanes o folhas ficam hilariantes frente aos armamentos poderosos , fisicos e psiquicos, do quem dominan este maravilhoso planeta.
Mas o mito nos ensina que sò tendo Amor dentro do coraçào poderemos chegar a doar realidade ao " Sonho impossivel" de ser "Viramundo".
Jesus diz " Os ultimos estarào os primeros" e se o Amor nos conduz atè aos ultimos precisa estar com os ultimos e lutar com as armas que a Natureza nos permite de usar .
Que conta ser considerados ridiculos ?
Conta ser reunidos em grupos que tinham vivo o fogo de Dioniso , a sua armada de todos os locos de todas as culturas ma que queimem de Amor para justiça e para a Terra , nossa desprezada Màe.
sábado, 29 de setembro de 2012
NÃO MEXE COMIGO, EU NÃO ANDO SÓ
Esta sentença podia ter sido o emblema do exercito de Dioniso na bandeira contada no poema das "Dionisiacas" , mas tambem nos "conta" claramente o que "è" o Dioniso hoje , nos tempos em que o simbolismo està reducido a seu esqueleto.
Dioniso è a " uniào das gentes dionisiacas " ou seja a soma da psiquis ( almas ) de quem que lutam com Ele para defender a " Utopie " da " barbarie ".
E' a soma das almas de quem nunca se deixou espancado do oportunismo e sempre tive vivo o seu fogo interior.
Dioniso è " fogo " , o fogo sagrado que tem viva e desperta a consciencia nào deixando-a caer no processo da reificaçào ( aquele processo que faz justas as coisas injustas somente porquè fica mas conveniente para nos mesmos ) e que busca de "enfeitar" otras consciencias para alistar-as na seu exercito e fazer-se parte viva d' Ele mesmo.
O seu crescimento è o nosso crescimento para fazer real aquele sonho que a nossa Màe Terra continua a fazer ; ter filhos responsaveis que tinham o Amor pra Ela e entre elhos como principal força de vida tendo respeito pra Terra, nào aproveitando dos fracos e olhando para o Ceu mas nào pra fugir do planeta mas para baixar principios superiores.
Dioniso / Bacco ( o ultimo ) è filho , como nos, de uma uma màe terrestre sò tendo a faisca divina e seu caminho, assìm, è o nosso.
Suas derrotas estào as derrotas do nosso sonho utopico contra o " conservatorismo " que nào pode ser otro que barbaro sendo contra a transformaçào e , portanto, contra o crescimento e , ao final, contra a criaçào que continua .
Dioniso è o sedento de justiça , è aquele que faz que o Sermào da Montanha de Jesus seja a sua mesma razào de vida "transformandose " em esta direçào .
Dioniso è o guerrero que luta com o "tirso" ( a asta fina ) que qualquer brisa verga e que fuge frente a violencia , mas que nào cala nunca o seu coraçào.
Nào estamos sòs , tambem se fracos , prisioneiros, derrotados e confusos estamos unidos na resistencia a manter vivo aquele fogo sagrado que è unica luz que possa esclarecer as trevas espirituais .
A sabedoria conservadora precisa das trevas como esconderijo para suas organizaçoes ocultas que manobram nossas mentes confusas .
Nossos fogos reunidos em um unico grande e sincero fogo vào ter a força de esclarecer estas trevas.
Dioniso è a " uniào das gentes dionisiacas " ou seja a soma da psiquis ( almas ) de quem que lutam com Ele para defender a " Utopie " da " barbarie ".
E' a soma das almas de quem nunca se deixou espancado do oportunismo e sempre tive vivo o seu fogo interior.
Dioniso è " fogo " , o fogo sagrado que tem viva e desperta a consciencia nào deixando-a caer no processo da reificaçào ( aquele processo que faz justas as coisas injustas somente porquè fica mas conveniente para nos mesmos ) e que busca de "enfeitar" otras consciencias para alistar-as na seu exercito e fazer-se parte viva d' Ele mesmo.
O seu crescimento è o nosso crescimento para fazer real aquele sonho que a nossa Màe Terra continua a fazer ; ter filhos responsaveis que tinham o Amor pra Ela e entre elhos como principal força de vida tendo respeito pra Terra, nào aproveitando dos fracos e olhando para o Ceu mas nào pra fugir do planeta mas para baixar principios superiores.
Dioniso / Bacco ( o ultimo ) è filho , como nos, de uma uma màe terrestre sò tendo a faisca divina e seu caminho, assìm, è o nosso.
Suas derrotas estào as derrotas do nosso sonho utopico contra o " conservatorismo " que nào pode ser otro que barbaro sendo contra a transformaçào e , portanto, contra o crescimento e , ao final, contra a criaçào que continua .
Dioniso è o sedento de justiça , è aquele que faz que o Sermào da Montanha de Jesus seja a sua mesma razào de vida "transformandose " em esta direçào .
Dioniso è o guerrero que luta com o "tirso" ( a asta fina ) que qualquer brisa verga e que fuge frente a violencia , mas que nào cala nunca o seu coraçào.
Nào estamos sòs , tambem se fracos , prisioneiros, derrotados e confusos estamos unidos na resistencia a manter vivo aquele fogo sagrado que è unica luz que possa esclarecer as trevas espirituais .
A sabedoria conservadora precisa das trevas como esconderijo para suas organizaçoes ocultas que manobram nossas mentes confusas .
Nossos fogos reunidos em um unico grande e sincero fogo vào ter a força de esclarecer estas trevas.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
SIGNIFICADO DE DIONISIO
Voltei da India , um pais que te desconcerta cada vez mais que a vez anterior .
Agora penso de entender claramente o que significa "Dioniso" para nos ; a India è um pais onde nunca este "Deus viveu" e , na India, tudo mudou ( agora o crescimento economico e tecnologico è mais que rapido) mas nào mudou nunca nada , no sentido que a relaçào entre homems e entre humanidade e deuses sempre foi a mesma ; agora è como foi hà milhares de anos , todo è o mesmo, nào foram transformaçoes , siguem existendo as castas e as relaçoes humanas siguem estando regladas de principios imutaveis e estaticos.
Dioniso, ao contrario, è a "metamorfosis", a transformaçào , o ir sobre as regras, è aquele que "retira dos olhos de Deus o brilho divino " para que o ser humano seja iluminado , è o ponte entre a humanidade e um Ceu que para de ser um Ceu inalcançavel mas que deija caer uma "chuva de petalas" sobre nos.
No poema as "Dionisiacas" ele conduz uma "guerra" contra os "indianos" ou seja contra a gente materialista que nào busca a sua transformaçào interior, ou egoista que nào sufre para as injustiças que acontecem e que aprofita de quem è mais fraco ou que è "espiritual" e se isla em um mundo protegido evitando de enfrentar os problemas que a existencia nos poe para resolver.
Infelizmente foi nosso mundo ocidental a virar a ser como o oriental ; se formaram as castas, as "verdades" foram declaradas "eternas", os espiritos "viramundo" foram emarginados e um ceu preto se baixou sobre nos.
Vivemos o periodo da vitoria aparente dos orientais ,o periodo de quando Dioniso estuve colpido da loucura que as Erinnis lançaram contra d' ele.
Se acusam as Bacantes, que siguem a lutar, de robar o dinheiro publico porquè querem usar este dinheiro para fazer o milagre de abrir os olhos da gente que deve seguitar a ser chega para nào perturbar a nova casta que detem o poder , que nos fala de verdades eternas, que globalizou a banalidade e a superficialidade , que tem medo de cada forma de pensamento e que tem terror da "transformaçào" o do crescimento interior.
Todo o que è Donisiaco assusta : teatro, poesia, Amor, falta de escala entre homems ( no "exercito" dionisiaco lutam mulheres de todas as maneiras , pastores,bebados, meninos e meninas da rua e todos em desordem , porquè è sò a presença do "fogo interior" dentro da cada um o que conta ), falta de linhas retas, loucura , coraçào em primer lugar atè o sacrificio ; se as pessoas nào poem em primer lugar o seu propio interes se rendem incorutiveis e assustam o poder oportunista.
O blog que Bethania queria fazer assustava o poder porquè queria ver a realidade de maneira poetica e seguramente "transformadora" como toda a sua arte.
Seria estado como ter uma Bacante em primera linha de fogo por um ano sem a poder calar ; um peligro que o exercito do oportunismo no podia correr.
Porse a pensar ,como eu fiz no carro que me conducia manha e tarde atravez dos suburbios de Thiruvottiur, pode ser demasiadamente revolucionario ; melhor è gostar das meravilhas das tecnologias .
Porèm, quero atualizar detalhadamente os mitos antigos para que possam falar em idioma moderno e chegar as orelhas que possam entender.
Beijos
Giuseppe
Agora penso de entender claramente o que significa "Dioniso" para nos ; a India è um pais onde nunca este "Deus viveu" e , na India, tudo mudou ( agora o crescimento economico e tecnologico è mais que rapido) mas nào mudou nunca nada , no sentido que a relaçào entre homems e entre humanidade e deuses sempre foi a mesma ; agora è como foi hà milhares de anos , todo è o mesmo, nào foram transformaçoes , siguem existendo as castas e as relaçoes humanas siguem estando regladas de principios imutaveis e estaticos.
Dioniso, ao contrario, è a "metamorfosis", a transformaçào , o ir sobre as regras, è aquele que "retira dos olhos de Deus o brilho divino " para que o ser humano seja iluminado , è o ponte entre a humanidade e um Ceu que para de ser um Ceu inalcançavel mas que deija caer uma "chuva de petalas" sobre nos.
No poema as "Dionisiacas" ele conduz uma "guerra" contra os "indianos" ou seja contra a gente materialista que nào busca a sua transformaçào interior, ou egoista que nào sufre para as injustiças que acontecem e que aprofita de quem è mais fraco ou que è "espiritual" e se isla em um mundo protegido evitando de enfrentar os problemas que a existencia nos poe para resolver.
Infelizmente foi nosso mundo ocidental a virar a ser como o oriental ; se formaram as castas, as "verdades" foram declaradas "eternas", os espiritos "viramundo" foram emarginados e um ceu preto se baixou sobre nos.
Vivemos o periodo da vitoria aparente dos orientais ,o periodo de quando Dioniso estuve colpido da loucura que as Erinnis lançaram contra d' ele.
Se acusam as Bacantes, que siguem a lutar, de robar o dinheiro publico porquè querem usar este dinheiro para fazer o milagre de abrir os olhos da gente que deve seguitar a ser chega para nào perturbar a nova casta que detem o poder , que nos fala de verdades eternas, que globalizou a banalidade e a superficialidade , que tem medo de cada forma de pensamento e que tem terror da "transformaçào" o do crescimento interior.
Todo o que è Donisiaco assusta : teatro, poesia, Amor, falta de escala entre homems ( no "exercito" dionisiaco lutam mulheres de todas as maneiras , pastores,bebados, meninos e meninas da rua e todos em desordem , porquè è sò a presença do "fogo interior" dentro da cada um o que conta ), falta de linhas retas, loucura , coraçào em primer lugar atè o sacrificio ; se as pessoas nào poem em primer lugar o seu propio interes se rendem incorutiveis e assustam o poder oportunista.
O blog que Bethania queria fazer assustava o poder porquè queria ver a realidade de maneira poetica e seguramente "transformadora" como toda a sua arte.
Seria estado como ter uma Bacante em primera linha de fogo por um ano sem a poder calar ; um peligro que o exercito do oportunismo no podia correr.
Porse a pensar ,como eu fiz no carro que me conducia manha e tarde atravez dos suburbios de Thiruvottiur, pode ser demasiadamente revolucionario ; melhor è gostar das meravilhas das tecnologias .
Porèm, quero atualizar detalhadamente os mitos antigos para que possam falar em idioma moderno e chegar as orelhas que possam entender.
Beijos
Giuseppe
Assinar:
Postagens (Atom)




